quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Qual a importância da comunicação no Marketing?

Essa foi a questão a ser respondida na minha prova de Mercadologia. É um tópico muito importante e é bom que seja bem compreendido. Minha resposta foi algo mais ou menos assim:

O Marketing é uma função empresarial que busca dar valor ao cliente e estabelecer vantagem competitiva duradoura sobre a concorrência. Para que isso aconteça é preciso estabelecer uma gestão estratégia que aborde os seguintes aspectos.

A segmentação, que definirá o público-alvo e levará então à busca de atender seus desejos. A diferenciação dos demais concorrentes, buscando caracteristicas valorizadas. O posicionamento, que leva à criação de uma imagem na mente do consumidor em relação ao produto ou serviço. E o composto de marketing, que envolve decisões dos 4 P's: produto, preço, promoção e praça.

E é exatamente aí que a comunicação se encaixa. Os objetivos do marketing somente serão alcançados se os elementos do processo comunicacional forem coordenados e integrados. A comunicação com o consumidor tem o propósito de torná-los usuários fieis, portanto é preciso saber lidar com isso.

Tudo comunica: o produto - com sua forma, cor, embalagem - , o preço - que leva à comprações e percepções - , a praça - com o tipo de loja, a exclusividade, atendimento - e a promoção, que é a comunicação propriamente dita.

O marketing busca a comunicação com o cliente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário